Criança e Adolescente 28/03/2023 – 17:53
Redator:
Milena Miranda DRT Ba 2510
O Ministério Público estadual participou entre os dias 20 e 23 deste mês do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, que aconteceu no Município de Campinas, em São Paulo. Na ocasião, os promotores de Justiça que atuam na área de infância e juventude Márcia Rabelo Sandes, Millen Castro e Luiza Gomes Amoedo apresentaram o projeto institucional ‘Tecendo o Amanhã’, que visa sensibilizar acerca da importância de se garantir o pleno atendimento ao direito à convivência familiar e comunitária, em especial diante de situações que impliquem o afastamento da família natural.
O trabalho foi previamente inscrito na temática ‘Família acolhedora’ e selecionado pela comissão científica do IV Simpósio Internacional, tendo como autores os promotores de justiça Millen Castro, que é co-gerente do projeto ‘Tecendo o Amanhã’; Marcia Rabelo Sandes, gerente do referido projeto; Anna Karina Trennepohl; e Karine Campos Espinheira; juntamente com o gerente do território nordeste da organização Aldeias Infantis, Luiz Clauber Silva de Mendonça. O trabalho foi apresentado no dia 22, pela promotora de Justiça Márcia Rabelo.
Além disso, o MP também participou do simpósio internacional por meio da participação das promotoras de Justiça Luiza Amoedo no minicurso ‘Articulação em rede para o fortalecimento da política pública do serviço de acolhimento em família acolhedora no Brasil”, ocorrido na tarde do dia 22; e Márcia Rabelo, que foi debatedora do painel ‘Sistema de Justiça: desafios na implantação e operacionalização do serviço de acolhimento em família acolhedora’, que ocorreu no dia 23. O evento contou com a realização de minicursos, painéis de debates e palestras nacionais e internacionais voltados à troca de experiências e conhecimento acerca do acolhimento familiar no Brasil e no mundo.