Gestão Estratégica 11/07/2023 – 17:41
Redator: Assessoria de Imprensa
A Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) deu início, na manhã desta terça-feira (11), aos trabalhos do projeto ‘Valorizando Objetivos. Alcançando Resultados (Voar)’, com a realização da ‘Oficina OKR Master’, conduzida pelo especialista em Objectives and Key Results (OKR), professor Marcos Pereira de Barros. Foi um momento de aprimoramento e renovação da cultura institucional de execução e planejamento estratégico, explicou o coordenador da CGE, promotor de Justiça Lourival Miranda, ao abrir a oficina.
O coordenador da CGE ressaltou aos procuradores de Justiça, promotores de Justiça e servidores participantes da atividade realizada por meio da plataforma Teams que uma das grandes preocupações é a execução do plano estratégico com um monitoramento que permita aos atores institucionais realizarem a correta gestão de prioridades.
De acordo com o professor Marcos Barros, o intuito é aplicar OKRs para alavancar projetos e iniciativas com foco no resultado e trabalhando o senso de propósito. Eles ajudam a Instituição a alinhar os esforços para mover suas ações em direção aos caminhos escolhidos. “Quando temos um objetivo a ser conquistado, listamos os resultados que queremos alcançar e as atividades que precisamos desempenhar para chegar até ele”, pontuou Marcos Barros, acrescentando que “uma vez desenhado o plano estratégico institucional, os OKRs funcionam como uma ferramenta de execução focada no resultado chave que se pretende alcançar”.
Marcos Barros frisou a necessidade de “listar e medir atividades, medindo a coisa certa”. Segundo ele, a grande dificuldade está em mudar o modelo mental. “É preciso deixar de ser tarefeiro e passar a medir o resultado. Tem que ir além de tarefas, sair da gestão de tarefas para gestão de resultados, fazendo gestão semanal disso” conclamou. Durante a oficina, o professor realizou dinâmicas em grupo, voltadas ao alinhamento de esforços e entendimento sobre a necessidade de gestão das ações.
O projeto Voar é integrado por membros do MPBA capacitados e treinados, que serão responsáveis para orientar e acompanhar a aplicação dos OKRs na execução de iniciativas ou projetos, da área-fim e da área meio, para o alcance de resultados transformadores, de forma a aumentar as entregas à sociedade.