Qualidade de vida

TranquilaMente: Programa de rádio sobre saúde mental do MP comemora dois anos

01/09/2023 – 15:20

Redator: Assessoria de Imprensa

Um programa com foco na importância da saúde mental e do autocuidado, do Ministério Público estadual, é veiculado semanalmente há dois anos na Rádio MP da Bahia. O ‘TranquilaMente: bem-estar e qualidade de vida’ faz aniversário nesta sexta-feira, dia 1º, com o objetivo de oferecer informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, que orientem as pessoas de forma preventiva e educativa para a compreensão de temas diversos relacionados à saúde integral.

Na próxima semana, o programa chega ao marco de 100 edições. Inicialmente voltado a integrantes do MP baiano, “o programa vem despertando o interesse de outras instituições como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e outras unidades do MP brasileiro a exemplo do MP de Minas Gerais, que assinou em março deste ano um acordo de cooperação técnica para compartilhar as edições do programa com os promotores de Justiça e servidores do MPMG”, destacou a coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (CSQVT), Larissa Dantas.

Nesses dois anos, foram veiculados 99 programas com mais de 50 entrevistados pela jornalista Aline Costa. O projeto, idealizado pela CSQVT, visa atender a um dos objetivos estratégicos da Instituição que é implementar uma política  de incentivo à qualidade de vida, bem-estar, saúde e segurança ocupacional.

O programa de número 100 irá ao ar no dia 6 de setembro, às 14h, com o tema ‘Cuidando da ansiedade’, onde o entrevistado será o juiz e escritor Haroldo Dutra Dias. A palestra faz parte da programação para celebrar o aniversário de dois anos do TranquilaMente. Estão previstos ainda no dia 13, a entrevista com o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, que falará sobre o tema ‘Atravessando desertos e tempestades (resiliência)’; no dia 20, a entrevista será com a filósofa e escritora Lúcia Helena Galvão com o tema ‘Qualidade e sentido da vida’; e no dia 27, o filósofo e escritor Renato Noguera falará sobre ‘A busca da felicidade’. Serão programas com 30 minutos de duração cada um.

Na ocasião, também será lançada a campanha do ‘Setembro Amarelo’, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental. “A Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho tem muito orgulho por ter sido pioneira neste formato em relação a diversos outros órgãos públicos, através da realização de acordos de cooperação técnica que puderam dar ainda mais visibilidade ao programa, como o MPMG e o INSS, consolidando um dos objetivos primordiais que é oferecer informações com linguagem simples e acessível para todas as pessoas”, destacou a psicóloga Larissa Dantas.

Deixe um comentário

Ir para o conteúdo