Evento traz panorama das instituições voltadas a pessoas idosas e PCDs de Salvador

 Na quarta edição, o workshop do projeto ‘Vida Longa’, do MPBA, será realizado dias 1º e 2 de outubro, com lançamento de campanhas publicitárias e cartilha sobre o tema

30/09/2025 – 16:48

Redator: George Brito

O Ministério Público da Bahia realiza amanhã, 1º, e quinta-feira, 2, a quarta edição do workshop do projeto ‘Vida Longa – Cidadania e Autonomia’, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) da Instituição, no bairro do Jardim Baiano, em Salvador. O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições para debater os desafios e avanços na promoção dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência na capital baiana, com panorama da situação das instituições de longa permanência (ILPIs) e residências inclusivas fiscalizadas. 

Na ocasião, serão lançadas campanhas e cartilha institucionais sobre o tema. As campanhas levam a mensagem de que o cuidado com as pessoas idosas e pessoas com deficiência começa na família. Já a cartilha reúne informações do conteúdo trabalhado pelos capacitadores nas três primeiras edições do workshop, explicando conceitos e previsões legais, entre outras informações. 

A programação inclui salas temáticas rotativas, apresentações culturais e o lançamento de importantes iniciativas, como a campanha publicitária das Promotorias de Justiça de Direitos Humanos sobre direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência e cartilha do projeto ‘Vida Longa’. 

O evento também contará com a participação de entidades capacitadoras, entre elas a Central de Apoio Técnico (Ceat) do 
MPBA, Conselho Municipal da Pessoa Idosa CMPI), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), Escola de Nutrição da UFBA, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Promoção Social, Esportes e Lazer (Sempre) e Vigilância Sanitária (Visa).

Vida Longa

O projeto realiza capacitação técnica continuada de dirigentes e responsáveis técnicos de ILPIs e residência inclusivas, além de promover o fortalecimento da rede de proteção e a aproximação dos dirigentes com os órgãos que compõem a rede, incluindo o próprio Ministério Público. O ‘Vida Longa’ foi lançado em outubro de 2024.

Deixe um comentário

Ir para o conteúdo