Metodologia de Gestão de Processos Organizacionais do MPBA
A gestão de processos é uma abordagem estratégica que visa otimizar as atividades de uma organização, garantindo eficiência, qualidade e a entrega de valor à sociedade
Um dos referenciais metodológicos norteadores da metodologia de gestão de processos é o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (Guia CBOK®) que foi projetado por meio de uma visão das melhores práticas e lições aprendidas pela Association of Business Processo Mangement – ABPMP.
Segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (Guia CBOK®):
“Gerenciamento de processos de negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégia, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.”
No Ministério Público da Bahia (MPBA), a gestão de processos está alinhada ao Planejamento Estratégico e ao tripé composto pelo Mapa Estratégico, Projetos e Iniciativas e Cadeia de Valor, buscando que as ações estejam integradas e direcionadas para o alcance dos objetivos estratégicos.

Essa abordagem, que segue o ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), promove a melhoria contínua através das seguintes etapas:
- Diagnóstico: Identificação e análise das condições atuais e desafios.
- Mapeamento e Redesenho: Criação de representações visuais dos processos para entender e visualizar o fluxo de trabalho, seguida pelo ajuste e otimização dos processos para eliminar redundâncias e melhorar a eficiência.
- Implementação e Monitoramento: Acompanhamento da implementação das melhorias para garantir que os processos reformulados gerem os resultados esperados e ajustes contínuos, conforme necessário.