Terceiro episódio do Diálogos Ambientais apresenta projeto do MP da Bahia

Publicado em 29/9/25, às 14h34

Iniciativa da Comissão do Meio Ambiente chega ao terceiro episódio da 5ª edição com o tema “Terra Protegida – MPBA na Defesa dos Biomas Baianos e no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”

A defesa do meio ambiente baiano ganha destaque no próximo episódio do programa Diálogos Ambientais, que será realizado na sexta-feira, 3 de outubro, às 16h. A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abre espaço para debater estratégias de proteção dos biomas da Bahia e de enfrentamento das mudanças climáticas.

Promovido pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) do CNMP, presidida pela conselheira Ivana Cei, o Diálogos Ambientais chega ao terceiro episódio da 5ª edição com o tema “Terra Protegida – MPBA na Defesa dos Biomas Baianos e no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube.

O programa será mediado pela promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás e membra auxiliar da CMA, Tarcila Gomes, e contará com a participação do promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA) Augusto César Carvalho de Matos e da assessora técnica especial do MPBA Rousyana Gomes de Araújo, que apresentarão o projeto desenvolvido pela instituição.

Criado para fomentar a troca de experiências, fortalecer a articulação institucional e valorizar boas práticas do Ministério Público brasileiro, o programa Diálogos Ambientais ganha ainda mais relevância diante do cenário internacional de preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Em 2025 e 2026, serão dez encontros ao todo, abordando temas como proteção da Amazônia, justiça climática, transição energética, regulação hídrica, biodiversidade, combate ao tráfico de fauna, resíduos sólidos, educação ambiental e reparação de danos.

Os dois primeiros episódios deste ano discutiram, respectivamente, a defesa da Amazônia (18 de agosto) e a preservação de unidades de conservação (25 de setembro). Até o fim de 2025, estão previstos mais quatro encontros, nos dias 3 e 30 de outubro, 7 de novembro e 4 de dezembro. Os projetos selecionados recebem o Selo de Excelência do CNMP como reconhecimento às iniciativas de destaque na área ambiental.

Sobre os palestrantes

Especialista em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC-SP, o promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos é coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (CEAMA) do MPBA. Com mais de 23 anos de atuação no Ministério Público, dedicou 16 deles à defesa dos direitos coletivos na Chapada Diamantina, onde coordenou fóruns e núcleos de proteção de recursos hídricos. Também é membro colaborador da Comissão de Meio Ambiente do CNMP em estratégias nacionais de proteção ambiental.

Já Rousyana Gomes de Araújo é assessora técnica pericial do MPBA, com formação em Direito e Ciências Biológicas pela UFBA e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (FGV). Há quase duas décadas, atua na proteção ambiental com projetos estratégicos que integram inovação, geotecnologias e inteligência artificial, como o Projeto Terra Protegida, referência nacional no combate ao desmatamento ilegal e na produção de provas técnicas qualificadas. Também liderou iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade e à formulação de políticas públicas, entre elas o Mata Atlântica Salvador, o Biomas da Bahia e processos de regularização jurídico-ambiental em importantes empreendimentos portuários.

Agenda
Evento: terceiro episódio da 5ª edição do programa Diálogos Ambientais
Tema: Terra Protegida – MPBA na Defesa dos Biomas Baianos e no Enfrentamento das Mudanças Climáticas
Data: 3 de outubro (sexta-feira), às 16h
Transmissão: canal do CNMP no YouTube
Informações adicionais:meioambiente@cnmp.mp.br

Deixe um comentário

Ir para o conteúdo