Perguntas frequentes

Como incluir a medição do indicador no Channel?

Para registrar uma medição, o usuário responsável deve acessar o Channel utilizando seu login e senha. Em seguida, no menu, selecione Desempenho e clique em Medições de Indicadores. Uma tela com a lista de indicadores disponíveis, conforme as permissões de acesso do usuário, será exibida. Para incluir a medição do indicador desejado, clique no ícone . A janela Medições de Indicadores será aberta; nela, o usuário deve dar dois cliques no campo Valor Medido correspondente ao trimestre que deseja atualizar.

O que é análise crítica?

Trata-se da avaliação realizada pela área em relação ao desempenho do indicador, com uma interpretação crítica dos resultados para identificar tendências, padrões, discrepâncias, anomalias e insights relevantes. Essa análise é especialmente importante quando as metas dos indicadores não são alcançadas, pois permite que o decisor estratégico identifique problemas e suas causas, facilitando a análise e a solução de problemas.

Como incluir a análise crítica?

Para inserir uma análise crítica, clique no ícone . Uma nova janela será aberta; no campo Nome, insira o título da sua análise, e no campo Responsável, coloque o seu nome. Em seguida, clique em Incluir Análise Crítica do Indicador no canto superior direito, preencha as informações requeridas e clique em Salvar.

O que é documento de evidência?

São registros que documentam as fontes e o processo de coleta, comprovando a veracidade e precisão dos dados, como por exemplo: relatórios, atas de reuniões, documentos normativos, capturas de tela e registros de sistemas, entre outros.

Além de assegurar a veracidade e rastreabilidade das informações, os documentos de evidência permitem a construção de uma trilha de auditoria completa e acessível, o que é fundamental para garantir a transparência e a prestação de contas no setor público.

Como incluir o documento de evidência?

Para inserir um documento de evidência, clique no ícone . A janela Documentos da Medição será aberta; no campo Nome, insira o título do documento que será associado. Para anexar o arquivo desejado, clique em Escolher Arquivo e selecione o documento no seu banco de dados.

Qual o prazo para alimentar os indicadores?

Os indicadores são monitorados trimestralmente. Os responsáveis pela inclusão das medições no Channel devem realizar esse procedimento até o final da primeira quinzena do mês subsequente ao término do trimestre ao qual a medição se refere.

Não está aparecendo a janela” Medições de Indicadores”. Como faço para incluir a medição referente ao 4º trimestre?

Quando a janela Medições de Indicadores for aberta, o Channel exibirá, por padrão, os trimestres do ano corrente no campo Valor Medido. Para incluir a medição de um trimestre referente ao ano anterior, o usuário deve ajustar o campo Período, localizado no canto superior esquerdo, definindo o ano correspondente como data inicial e final.

Sempre precisa acumular os valores das medições?

Sim, todos os indicadores devem ter seus valores acumulados trimestre a trimestre ao longo do ano corrente. Dependendo do tipo de indicador, esses valores também devem ser acumulados de um ano para o outro.

Por que os valores de alguns indicadores acumulam de um ano para o outro e outros não acumulam?

A acumulação de valores depende do tipo de indicador. Indicadores da LOA e alguns indicadores de Projetos Estratégicos têm vigência anual, assim como suas metas. Nesses casos, a medição é acumulada apenas entre os trimestres do ano de vigência do indicador. Como o indicador e sua meta são definidos anualmente, os valores de um ano não se acumulam com os valores do ano subsequente.

Por outro lado, os Indicadores Estratégicos, os indicadores do PPA e alguns indicadores de Projetos Estratégicos possuem vigência superior a um ano. Nesses casos, as medições devem ser acumuladas ao longo de todos os trimestres de todos os anos de vigência do indicador.

Como saber o que mede o indicador?

Os detalhes de um indicador podem ser consultados no sistema Channel, acessando o menu Desempenho > Relatórios > Acompanhamento de Indicadores. O sistema exibirá todos os indicadores para os quais o usuário possui permissão de acesso. Para consultar um indicador específico, identifique-o na lista e clique no ícone Visualizar Detalhes do Indicador . Uma janela com cinco abas será aberta, contendo diversas informações sobre o indicador selecionado. Na aba Informações Gerais, o usuário terá acesso aos detalhes da configuração do indicador, como: responsável, área, descrição do indicador, método de medição, descrição da meta, polaridade, tipo de acumulação e fórmula de cálculo.

Como gerar relatórios no Channel?

O Relatório de Acompanhamento de Indicadores pode ser extraído acessando o menu Desempenho > Relatórios > Acompanhamento de Indicadores. O sistema exibirá todos os indicadores para os quais o usuário tem permissão de acesso.

Na parte superior da tela, configure as datas inicial e final, certificando-se de definir a data final como o último dia do trimestre que se deseja avaliar.

Para consultar um indicador específico, clique no ícone Visualizar Detalhes do Indicador . Uma janela com cinco abas será aberta. No canto superior direito clique em Impressão Detalhada para acessar as informações completas, com a opção de impressão. Na impressão detalhada, o cabeçalho inclui o nome do indicador, o período, o responsável e a área, além das informações gerais, resumo do indicador, tabela de medições, indicadores de composição e ações.

Se preferir um relatório resumido, clique na aba Impressão Resumida (e para imprimir, clique no botão Imprimir). A impressão resumida apresenta apenas o nome e o período do indicador, com um cabeçalho mais simples e uma tabela de medição mais compacta.

Por que existem tantos tipos diferentes de indicadores?

Existem tipos diferentes de indicadores porque cada conjunto deles serve para monitorar e avaliar aspectos variados do planejamento e da execução dos nossos instrumentos de gestão, em diferentes horizontes de tempo. Cada plano — como o Plano Estratégico, o Plano Plurianual (PPA), o Plano Geral de Atuação (PGA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) — tem objetivos e metas específicas para o longo, médio e curto prazos, respectivamente.

Para garantir que a execução desses planos esteja alinhada com o que foi planejado e atenda aos requisitos legais, utilizamos indicadores específicos para cada um desses instrumentos. Esses indicadores permitem acompanhar e avaliar o desempenho e a eficácia das ações e estratégias em diferentes níveis, garantindo que a gestão esteja sendo realizada de acordo com as metas estabelecidas.

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