Projeto para potencializar planejamento estratégico do MPBA apresenta resultados de 2024

O ‘Valorizando Objetivos: Alcançando Resultados (Voar)’ encerrou hoje, 9, seu terceiro ciclo

Gestão Estratégica 09/12/2024 – 17:16

Redator: Maiama Cardoso MTb/BA – 2335

Mais um ciclo do projeto “Valorizando Objetivos: Alcançando Resultados (Voar)”, implementado pelo Ministério Público do Estado da Bahia para colocar em prática o Planejamento Estratégico da Instituição, foi encerrado hoje, dia 9. Promotores de Justiça e servidores integrantes dos times formados para execução dos projetos que compõem o Voar comemoraram os resultados alcançados e foram parabenizados pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia, que expressou sua gratidão ao engajamento de todos e sua alegria com “tudo que o MP da Bahia construiu e entregou para a sociedade em 2024’. O sentimento é de “missão cumprida”, declarou ele.

O PGJ lembrou que o Ministério Público da Bahia adotou uma metodologia de planejamento disruptiva, a OKR (Objetivos e Resultados-Chave, em português), e conseguiu tratar dos temas que a sociedade reclama com extrema desenvoltura. “Se no dia 1° de março de 2024, quando iniciamos esta caminhada no Ministério Público, eu olhasse para o dia 9 de dezembro, jamais imaginaria que esta Instituição estaria onde está agora”, disse ele, falando sobre a estrutura atual e entregas realizadas pela MPBA à sociedade baiana. Uma série de operações de combate à criminalidade organizada foram realizadas dentro e fora dos presídios, lembrou ele, destacando ainda a implantação de conselhos e fundos municipais de segurança em municípios baianos. Na última semana de novembro, o Ministério Público contabilizou a marca de 500 júris realizados e, na próxima semana, inaugura o seu Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV). Já em janeiro de 2025, será inaugurada a estrutura do Centro de Autocomposição (Compor).

Muitos foram os projetos implementados para que a Instituição pudesse colaborar positivamente com a mudança da realidade do povo baiano. “Os desafios foram e são diários”, ressaltou a coordenadora da Gestão Estratégica, promotora de Justiça Patrícia Medrado, frisando que “existem metodologias pensadas para orientar a nossa atuação e melhorar a nossa capacidade de gerir as atividades e processos. Isso torna a nossa atuação mais resolutiva e efetiva”. Ela assinalou ainda que gestão e governança são assuntos necessários para quem busca fazer boas entregas. A nova gerente do Voar, promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi, destacou que “a jornada é trabalhosa, mas contabiliza muitos frutos” e que a metodologia OKR é relevante, pois, por meio dela, a Instituição se organiza para alcançar resultados e atender com eficiência o que a sociedade espera.

O evento contou com palestra da diretora corporativa da Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra, que abordou a ‘Metodologia para uma atuação resolutiva’. Ela falou sobre a metodologia de Planejamento Estratégico adotada pela instituição, a OKR, e afirmou que “o planejamento dá direção clara e única para que todas as áreas caminhem em um sentido único”. Mônica Bezerra apresentou um mapa da aplicação prática da metodologia na Santa Casa e, ao final, apontou a customização da comunicação como essencial à obtenção de bons resultados. A vice-coordenadora da Graduação de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cibele Franzese, atuou como debatedora de forma remota e destacou que fazer plano focado em resultados e não burocrático é algo inovador em instituições públicas. Para ela, “o desafio é fazer as pessoas se sentirem parte”.

Cinco times formados para o desenvolvimento e execução de projetos no terceiro ciclo do Voar apresentaram seus resultados e foram homenageados. O ‘Time Nupia’ celebrou a nota técnico-jurídica elaborada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorias (Caocife), Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia) e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (Nupemec) sobre a atuação estrutural e resolutiva em acordos de família. A desembargadora Marielza Brandão participou do momento. O ‘Time CGE’ apresentou duas iniciativas executadas: o Portal CGE e o Painel Social; e o ‘Time Educação’, a criação do Portal da Educação. Já o ‘Time Município Seguro’ comemorou a ampliação da adesão ao projeto e instauração de 145 procedimentos para implantação de conselhos e fundos municipais de segurança. Um projeto transversal, que envolveu integrantes de áreas fim e meio do MPBA no desenvolvimento de diversas iniciativas, foi apresentado pelo ‘Time Política de Atendimento e Acolhimento às Vítimas de Violência’. No total, o Voar conta com 62 projetos cadastrados.

Deixe um comentário

Ir para o conteúdo